Do campo ao treino: São Paulo lidera produção de alimentos que abastecem o mundo fitness
São Paulo, reconhecida como a capital brasileira do fitness, não se destaca apenas pela sua vasta quantidade de academias, mas também por ser um polo crucial na produção de alimentos que nutrem a crescente comunidade de praticantes de atividades físicas. O estado concentra aproximadamente 25% do mercado fitness nacional, e grande parte dos insumos que sustentam a rotina de quem busca desempenho, saúde e qualidade de vida tem origem em seu agronegócio.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!Com mais de 13 mil academias em operação, São Paulo atende a um público cada vez mais exigente em seus objetivos de saúde e performance. O presidente da Associação Brasileira de Academias, Ailton Mendes, ressalta a diversidade de modelos de negócios que acompanham as demandas do mercado. Nesse cenário, o agronegócio paulista assume um papel de protagonista, liderando a produção de itens essenciais para a nutrição esportiva.
Principais culturas para o esporte
Itens como carne de frango, ovos, amendoim, batata-doce, banana e alface figuram entre as principais culturas do estado, conforme balanço do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA). A produção expressiva desses alimentos garante a base nutricional para quem almeja resultados como ganho de massa muscular ou perda de peso.
A nutricionista Sizele Rodrigues, da Diretoria de Segurança Alimentar da SAA, explica a importância dos macronutrientes: “Alimentos de fontes proteicas, como frango, ovos, leite e seus derivados, devem estar sempre presentes na dieta de praticantes de atividade física, principalmente nas refeições pós-treino. Enquanto os carboidratos, como arroz, batata-doce e mandioca, por exemplo, fornecem energia durante o exercício e ajudam na reposição energética no pós-treino. Portanto, devem ser consumidos antes e depois das atividades”.
A importância dos micronutrientes e alimentos funcionais
Sizele Rodrigues também destaca a relevância dos micronutrientes: “Não menos importantes, as vitaminas e minerais encontrados em grandes quantidades nas frutas, verduras e legumes, devem estar presentes na dieta de qualquer indivíduo, especialmente dos praticantes de atividade física, pois participam de diversas etapas metabólicas, favorecendo assim o bom funcionamento do organismo”.
O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-APTA) contribui para a crescente demanda por alimentos high protein, atuando no desenvolvimento de formulações com ingredientes como a proteína do soro do leite (whey protein), assegurando qualidade, sabor e textura.
Café e amendoim: aliados no treino
São Paulo também se destaca na produção de café, cujos benefícios da cafeína na prática esportiva são amplamente conhecidos. O pesquisador Celso Vegro, do IEA, menciona que a cafeína “passou a ser sistematicamente empregada também na melhora do desempenho físico humano em atividades aeróbicas”, devido à sua capacidade de manter o estado de alerta e reduzir a fadiga.
O consumo de amendoim, em especial sua pasta, tem ganhado espaço. José Rossato, presidente da Câmara Setorial do Amendoim, afirma que o produto é um “aliado de alto valor nutricional, rico em proteínas, gorduras boas e energia, ideal para quem busca ganho de massa muscular e melhor desempenho nos treinos”. A qualidade certificada pelo programa Pró-Amendoim, com parceria do Ital, garante ao consumidor um produto confiável.
Jaime Recena, presidente-executivo da Abicab, reforça a versatilidade do amendoim: “O amendoim, em suas várias formas (pasta, torrado, natural), pode ser um excelente parceiro na hora do seu exercício. Ele é versátil, energético e tem excelente custo-benefício. Consumindo esse produto tão conhecido da cultura alimentar brasileira, você une satisfação do paladar a bem estar físico”.
Assim, o campo paulista se consolida como um pilar fundamental para o mundo fitness, fornecendo os nutrientes essenciais que impulsionam o desempenho e promovem a saúde de milhares de praticantes de atividade física em todo o país.
